segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Documentário "Obsolescência Programada"



O documentário começa com um homem que quer arranjar a sua impressora e vai a várias lojas perguntar se tem concerto e todos lhe disseram que não vale a pena arranjar, que não vale apena arranjar, que mais valia comprar uma impressora nova.
Em 1900 foi criado um comité, que influenciou o tempo de duração dos produtos, assim as pessoas eram influenciadas a comprar novos produtos para se puder ganhar mais dinheiro com isso.
Ao longo do documentário vemos alguns exemplos de obsolescência programada, vemos isso na história de um lâmpada incandescente que funciona desde 1901 (111 anos).



Outro exemplo é a Dupont que descobriu um fibra sintética revolucionária no nylon, no entanto, teve que tornar o material menos resistente e duradouro, para que continuasse a haver consumo. Além disso, também houve o caso do iPod, cuja bateria tinha a programação para durar aproximadamente 18 meses, incentivando a compra de outro aparelho para um novo. 
Essa obsolescência programada provoca, além do aumento da exploração dos recursos naturais e energéticos, no fluxo contínuo e aumentado da produção de lixo tecnológico. A maior parte desses resíduos de países europeus e da América do norte, com o pressuposto de ser material de segunda mão (na verdade são materiais fora de funcionamento) é enviado a países pobres, aumentando consideravelmente a quantidade de lixo nesses países, destruindo ecossistemas, antes intactos e servindo de meio de subsistência para pessoas em risco social, que vivem desses restos tecnológicos, em busca de metais para serem vendidos.


O documentário ainda mostra que a obsolescência programada surge quase ao mesmo tempo em que a produção em massa e a sociedade de consumo. Esse padrão iniciou-se desde a revolução industrial onde saiam das maquinas produtos mais baratos, portanto mais acessíveis, no entanto pouco duráveis.
No final do documentário, vemos que o homem que tinha a impressora avariada, contatou com um técnico russo que lhe arranjou a impressora. O técnico russo explicou que a impressora estava programada para deixar de funcionar no final de algum tempo.

Crítica ao Documentário:

Provavelmente, a solução para a sociedade de consumo de crescimento está longe de apenas, pequenas adaptações ditas mais ecológicas e sustentáveis, como muitas empresas tem proposto, e sim numa mudança mais radical ao invés de um crescimento um decrescimento, uma verdadeira mudança de lógica, reduzindo o consumo e a produção, aumentando apenas o sentido de nossas próprias existências.
Vemos que no final do documentário, a obsolescência programada tem um lado mau, pois fazem com que o produto avarie ao fim de um determinado tempo para o consumidor seja influenciado a comprar um novo produto. 



domingo, 27 de outubro de 2013

Documentário "Life is but a Dream"





A cantora pop Beyoncé mostra em Life Is But A Dream alguns momentos da sua vida, tais como, as incansáveis coreografias para os shows, os momentos relaxantes após um banho de banheira, os primeiros ultrassons feitos durante a gravidez, entre outras.


Ao longo do documentário vemos algumas perfomances com músicas que mostram um significado do que ela pretende mostrar. Aos 11 minutos "Graças a Deus, que tenho o meu computador" diz Beyoncé, ela usa o computador como um diário, principalmente quando está triste, angustiada e precisa de desabafar sozinha ou até mesmo quando está feliz. Ela gravou no seu computador, ela própria dizendo que estava grávida e Jaz-Z ainda não sabia.
No documentário aparece sempre a Beyoncé com algum computador portátil, telemóvel, câmeras para registar momentos importantes que por sua vez enriqueceram muito o documentário.
Beyoncé também fala de Tina Knowles, a sua mãe e sua companheira: "Eu cresci numa casa com a minha mãe e com a minha irmã, a minha mãe era dona de um salão de beleza", uma forma de mostrar que ouvindo conversas a tornou mais madura.
Também aparece cenas em que a cantara corta o próprio cabelo, a cena na cama de hospital, ao lado do seu marido Jay-Z, preparando-se para dar à luz Blue Ivi Carter, enquanto a sua mãe fazia cachos nos seus cabelos. Durante o documentário, Beyoncé fala da gravidez dizendo: "Deixei o palco para esconder a vontade que tinha de vomitar, colocam-me roupas apertadas, eu não posso revelar a gravidez ainda". Após isto ela revela a gravidez nos VMA.
Também aparece um vídeo de Beyoncé e Jay-Z cantando apaixonados "Yellow" do Coldplay, durante um jantar e Beyoncé diz que o ama muito.
Beyoncé dedicou este documentário a Jay-Z e à sua filha Blue.


Filme "O Grande Gatsby"



Sinopse: “O Grande Gatsby” segue a tradição de Fitzgerald, onde um aspirante a escritor, Nick Carraway, deixa o Midwest para chegar a Nova Iorque na primavera de 1922, uma era de baixa moral, de um jazz deslumbrante e de reis do contrabando. Perseguindo o sonho americano, Nick instala-se perto da casa do misterioso milionário Jay Gatsby e também da casa da sua prima Daisy e o seu mulherengo marido de sangue-azul, Tom Buchanan. É assim que Nick é atraído para o cativante mundo dos super-ricos, das suas ilusões, dos seus amores e decepções. Nick assiste, dentro e fora do mundo em que habita, à história de um amor impossível, sonhos incorruptíveis e amargas tragédias, levando-nos até às nossas lutas do mundo actual.

Realizador: Baz Luhrmann

Actores: Leonardo DiCaprio, Isla Fisher, Carey Mulligan, Jason Clarke, Tobey Maguire, Callan McAuliffe

Género: Drama/Romance 

A ideia de adaptar O Grande Gatsby surgiu numa viagem que, Baz Luhrmann, fez pelo Expresso Transiberiano: "Eram quatro horas da manhã, eu tinha uma garrafa de vinho e dois livros comigo. Um deles era O Grande Gatsby. Quando o terminei fiquei pasmo. Decidi que ia adaptá-lo um dia"
O filme é muito atrativo, graças à direção e ao elenco perfeitamente caracterizado. No livro de Fitzgerald está bem explicito o retrato vivido das paixões humanas daquela época.
O Grande Gatsby é um romance sobre desilusão. Baz Luhrmann, que se dizia preocupado em "capturar todo o espírito do livro e seu tempo", foi incapaz de entender que a importância do livro contrapõe o sonho americano à natureza humana para revelar o vazio emocional das personagens ao final de cada festa.
No entanto, todo o divertimento da época estão bem representadas no filme. Quem vir o filme fica deslumbrado com as festas daquela altura.


Filme "A Melodia do Adeus"


Sinopse: Aos dezassete anos, Verónica "Ronnie" Miler é rebelde e desinteressada depois da separação dos seus pais e da mudança do pai para Geórgia três anos antes. Anteriormente um prodígio em piano, sendo ensinada por seu pai, Steve, Ronnie agora rejeita o instrumento, preferindo sair com os amigos, não falando com seu pai desde que ele partira. Embora tenho sido aceita na Juilliard School, ela recusa a oportunidade.

Steve recebe a oportunidade de se reconciliar com sua filha quando sua mãe, kim, a manda, ao lado de seu irmão mais novo, Jonah, para passar o verão com ele. Steve, um ex-professor da Juilliard School e pianista, agora vive tranquilamente em Tybee Island, a pequena cidade onde havia crescido, trabalhando no vitral da igreja local para substituir o que havia sido perdido num incêndio.

Após sua chegada, Ronnie é hostil e defendia com todos ao seu redor, incluindo o popular Will Blakelee - até os dois se aproximarem para proteger um ninho de tartaruga e ela descobrir que ele é mais profundo do que pensava. Enquanto Ronnie se apaixona por Will, ela também volta a unir-se com Steve através da única coisa que eles têm em comum - a música.


Esta é, claramente, uma história de amor. O autor é conhecido pelas suas cativantes histórias amorosas, portanto outra coisa não seria de esperar. Nesta obra há, outra espécie de amor caracterizado, um amor, a meu ver, mais autêntico, mais forte e mais necessário: o amor entre a família. A relação entre Ronnie e o seu pai apresenta uma evolução deslumbrante. Embora, sobretudo a partir do meio da história, esta relação seja marcada por momentos não muito bons, a verdadeé que estes são muitíssimo bem estruturados pelo autor. 

As personagens são donas de personalidades credíveis e especiais, e a ação desenrola-se em torno de acontecimentos muito marcantes. é fácil cair aos pés das personagens e partilhar os seus sentimentos. "A Melodia do Adeus" é um livro bem escrito, com personagens com personalidades muito fortes e um enredo linear muito sedutor.

"A Melodia do Adeus" é um filme americano de 2010, é um drama romântico, baseado num livro de Nicholas Sparkes, com o mesmo nome do filme, The Last Song é o primeiro roteiro escrito por Sparks a ser comprado, assim como a estreia de Robinson como diretora.

Realização: Julie Anne Robinson

Elenco: Miley Cyrus, Liam Hemsworth, Bobby Coleman, Greg Kinnear.  

Género: Drama/Romance



sábado, 19 de outubro de 2013

30 Seconds to Mars "Up in the air"


"Up In The Air", o novo single dos Thirty Seconds to Mars, foi lançado dia 19 de Março.


Em entrevista à KROQ, Jared revela: "É uma boa maneira de dar início às coisas. A música tem muita energia", e acrescenta: "É uma experiência totalmente nova para nós". Sobre o disco, Jared Leto fala de um novo começo: "Love Lust Faith + Dreams" é mais do que uma evolução, é uma nova era para a banda". Segundo o cantor, as quatro palavras que compõem o título do álbum têm um significado muito própriopara cada um dos membros: "São temas recorrentes no disco. Cada uma das palavras é usada pelo menos uma vez em cada single".

A capa do álbum - uma composição do artista Damien Hirst - foi apresentada, dia 18 de Março.



Álbum "Love Lust Faith + Dreams":

1.Birth
2.Conquistador
3.Up In The Air
4.City Of Angels
5.The Race
6.End Of All Days
7.Pyres Of Varanasi
8.Brighr Lights
9.Do or Die
10.Convergence
11.Northern Lights
12.Depuis Le Début

"Love Lust Faith + Dreams" assume-se como o quarto álbum de estúdio da banda, que vem suceder a "This is War", cuja digressão foi um sucesso, esgotando vários espetáculos pelo mundo inteiro. A banda tocou para mais de 3 milhões de pessoas, durante 311 espetáculos, quebrando assim o recorde do Guiness para o maior número de concertos realizados, com apenas um álbum.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Glee - The Quaterback



O Quaterback é o terceiro episodio da temporada cinco da série televisiva Glee, e este episodio é uma homenagem ao falecido ator Cory Monteih e à sua personagem Finn Hudson.




No dia 13 de Julho, o ator canadiano foi encontrado sem vida num quarto de hotel em Vancouver. Junto do corpo, a polícia encontrou duas garrafas de champanhe vaziaz, uma seringa e uma colher com vestígios de heroína. O resultado final da autópsia ao corpo de Cory Monteith confirmou que o ator foi vítima de uma overdose acidental de drogas duras.

No episódio vemos velhos amigos da personagem Finn Hudson a retornar a Mckinley (escola onde Finn foi Quaterback) para se recordarem dos bons momentos que tiveram com Finn, cantando musicas sentimentais para expressarem os seus sentimentos.

Eu fiquei muito emocionada porque ao longo deste episódio conseguimos sentir a dor das personagens por terem perdido um grande amigo. A parte que mais gostei, foi quando a namorada de Cory, Lea Michelle , que faz a personagem Rachel Berry namorada de Finn Hudson na série, canta 
, chorando, a primeira musica que cantaram juntos.



Cory Monteith foi homenageado durante a gala dos Emmy Awards:


Aniversário do Ator: Zac Efron



Mini Biografia



Zachary David Alexander Efron nasceu a 18 de Outubro de 1987 em San Luis Obispo, Califórnia. É filho de Starla Baskett e de David Efron e tem um irmão, Dylan.

Ele começou a sua carreira aparecendo como convidado em programas de televisão durante a década de 2000, e desde então tem aparecido em filmes, onde desempenhou papéis cômicos, dramáticos e musicais.
Ficou conhecido com o papel de Troy Bolton no filme original da Disney Channel High School Musical, High School Musical 2 e High School Musical 3: Senior Year. Também já apareceu em Hairspray, contando com a participação de John Travolta, e outros filmes como: 17 Anos Outra Vez (17 Again), Me and Orson Welles, Charlie St. Cloud e The Lucky One.
Para 2014 estão previstos sair dois novos filmes do ator como protagonista, The Awkward Moment e Neighbors.

Filmografia


AnoTítuloPapel
2004The Miracle RunStephen Morgan
2005The Derby StallionPatrick McCardle
2006If You Lived Here, You'd Be Home NowCody
2006High School MusicalTroy Bolton
2007HairsprayLink Larkin
2007High School Musical 2Troy Bolton
2008Me And Orson WellesRichard Samuels
2008High School Musical 3: Senior YearTroy Bolton
2010Charlie St. CloudCharlie St. Cloud
200917 AgainMike O'Donnell (17 anos)
2011New Year's EvePaul
2012The LoraxTed (voz)
2012Liberal ArtsNat
2012The Lucky OneLogan Thibault
2012The PaperboyJack Jansen
2012At Any PriceDean Whipple
2013ParklandDr. Charles 'Jim' Carrico
2014That Awkward MomentJason
2014NeighborsTeddy Sanders

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Filme "Hachico - Amigo Para Sempre"


Sinopse: O filme é baseado na história verídica de um cão chamado Hachiko, que em pequeno foi encontrado por um professor que o acolheu. Com o tempo Hachiko começou a esperar pelo seu dono, todos os dias na estação de comboio que existia na pequena vila onde viviam. Todos os dias durante alguns anos, Hachiko esperava que o seu dono regrassa-se do trabalho para voltarem juntos para casa, mas um dia Parker não voltou...O seu dono tinha morrido, e Hachiko sabia-o, mas durante cerca de 10 anos Hachiko voltou todos os dias à estação e esperou, na esperança que o seu dono volta-se. 

Este filme é, sem duvida alguma, uma lição de vida e lealdade. O filme de uma maneira geral é bom, pois para além da fantástica história, possui um elenco muito bom. Não tenho nenhum factor negativo a apontar, a carga emocional é tão grande que fiquei com a lágrima no canto do olho.

A história deste filme é baseado em factos reais, e ao pensar nisso só torna toda a história ainda mais emocionante. É o género de filme que possui uma história simples, mas com uma grande carga emocional que entretém o espectador do inicio ao fim.
É o género de filme que eu conseguia visualizar vezes sem conta e mesmo assim continuar a gostar dele da mesma maneira que gostei quando vi pela primeira vez.

Realização: Lasse Hallstrom

Elenco: Richard Gere, Sarah Roemer, Joan Allen, Jason Alexander

Género: Drama/Familia


quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Curta-Metragem "Momentos"



A curta-metragem "Momentos", realizada por Nuno Rocha, é um drama, que em 7 minutos e 20 segundos, conta a história de um mendigo que vive em frente de uma loja vazia. Numa noite, surgem dois homens numa carrinha e começam a colocar televisões no interior dessa loja. O mendigo tenta entender o que está a acontecer. Ao aproximar-se da montra da loja, o homem, depara-se com três televisores que passam lembranças de um tempo que viveu de pura felicidade. No final da curta-metragem, a mulher e a filha do mendigo aparecem e a filha emocionada abraça o pai.
"Momentos" é uma curta-metragem emocionante, que em poucos minutos, faz as pessoas refletirem e perceberem que a vida é só uma e não deve ser desperdiçada.